sábado, 23 de outubro de 2010

Filosofia do Direito

QUESTIONÁRIO POLIS GREGA & PRAXIS POLÍTICA 1


Capítulo 1 - Conceito de Ideologia (Págs. 19 a 25):
01.    Formule um conceito (ou definição) de Ideologia.
Resp. Ideologia é um conjunto de crenças que os indivíduos de uma sociedade desenvolvem ao longo da vida de acordo com sua vivencia, meio social, religião, formação cultural, etc. como nas sociedades desde tempos remotos existe uma estratificação social, com certeza existirá em cada sociedade pelo menos duas ideologia.
02.    Que relação pode ser estabelecida entre a tendência natural que tem o indivíduo de justificar o seu modo de ser, e as sociedades, quando de sua formulação ideológica?
Resp. É comum o indivíduo tentar justificar para si e para os outros indivíduos, o seu modo de ser pessoal, e com isso persuadir mais pessoas para seu ponto de vista ideológico, é igualmente compreensível que as sociedades humanas procurem autojustificarem  perante seus membros constituintes (sociis), para aceitação pela  maioria de seu membros da ideologia dominante e para convencer as outras coletividades organizadas, existentes de que age com base em algo que julga ser o melhor.
03.    Como você explica a presença em toda sociedade politicamente organizada, de pelo menos duas ideologias em conflito?
Resp. De acordo com a observação histórica sempre ocorreu nas sociedades organizadas aqueles que defendiam a manutenção do status quo e aqueles que defendiam mudanças, devido a situação socioeconômica de cada grupo social.
04.    O que seria a ideologia de versão e a ideologia da subversão do poder?
Resp. Aqueles que defendiam a manutenção do status quo, ou seja, a versão oficial do poder seriam os da ideologia conservadora e preservacionista, e aqueles que defendiam mudanças, seriam os da ideologia mudancista e transformadora, em uma nomenclatura mais atual, os primeiros são direitistas e os segundos esquerdistas.
05.    Que relação pode ser estabelecida entre a produção e circulação das idéias com a produção da vida material das sociedades?
Resp. A relação é diretamente proporcional, pois a produção e circulação das idéias não brotam do nada nas mentes humana, mas sim de um somatório de experiências que ao longo da história vai se formando.  Quando as necessidades não são satisfeitas para todos ou não há uma boa distribuição da riqueza produzida para os indivíduos de uma sociedade, cria se extratos sociais onde cada um de acordo com sua vivencia desenvolve sua ideologia.
06.    Como você explica a resposta que Trasímaco deu a Sócrates, a propósito da natureza do Direito, conforme o relato de Platão, na República?
Resp. Na concepção originária do direito, este deveria ser objeto de equilíbrio entre todos, portanto todos seriam iguais, mas o direito positivado  geralmente o é feito pelos detentores do poder, daí a desigualdade não ser superada.                                                                                             “Esse negócio de Direito, é uma coisa que só pode existir entre iguais...; se o Direito nasce da relação de um senhor e de um escravo, de um forte e de um fraco, claro está que sua substância representará a desigualdade dessa relação...”
07.    Qual o sentido da crítica de Cálicles ao enunciar que “Direito é aquilo que interessa ao mais forte”? E que ‘justo é a vontade do tirano”?
Resp.  No mesmo sentimento e espírito de Trasímaco, Cálicles declara que o mais forte impõe ao mais fraco as normas que julga correta independente de serem  justas ou não, pois o tirano é aquele que subjuga seu povo.
08.    Qual a diferença de atitude filosófica verificada entre os orientais e os gregos, tendo em vista o objeto de pesquisa e de reflexão?
Resp. Os gregos fizeram uso da filosofia para entender o mundo material ao seu redor ou seja, a natureza, o cosmo,etc.. O physys é o elemento primário da investigação grega. Enquanto os orientais se deteram mais na analise dos porquês humano, procurando desvendar os mistérios da alma hunana.
09.    Em que consistia o “determinismo cósmico” como ideologia divulgada na Grécia antiga?
Resp. Os gregos usavam esta ideologia para justificar a posição social de cada individuo da Polis na pirâmide social como uma coisa pré determinada e imutável, como o movimento dos astro, com isso cada ser deveria aceitar sua posição.
10.    Qual a primeira forma conhecida de explicação do mundo, apresentada pelo homem grego por volta do Séc. X a.C.?
Resp. Os gregos adotaram o physys como elemento primário de suas observações.                                     Os filósofos pré-socráticos tiveram seu interesse filosófico voltado para a natureza (phýsis), assim sendo, os primeiros filósofos eram investigadores da natureza, ou phýsicos. O termo pré-socrático pode ser considerado somente como um ‘padrão’ filosófico, já que nada tem de cronológico ou qualitativo. Sócrates, em verdade, teve como contemporâneos vários filósofos qualificados como pré-socráticos. Essa denominação deve-se ao fato de que a partir dele o interesse pela natureza é integrado ao interesse pelo espírito. A grandeza desses primeiros filósofos está no fato, não de com eles ter começado a filosofia, mas por terem “formulado questões, problemas e condições da ciência e da filosofia, que permanecem significativas até hoje”
11.    11. Que diferença podemos estabelecer entre a “cosmogonia” e a “cosmologia” como formas de explicação do mundo?                                                                                               Resp. Cosmogonia é tenta se explicar o cosmo a partir da mitologia pois o homem primitivo não tem a compreensão da natureza e de seus dos fenômenos. 
Cosmologia o cosmo é explicado a partir da razão, da lógica, da matemática.
12.  Que lições podemos extrair da condenação de Prometeu a padecer num penhasco eternamente, acorrentado, sob um Sol causticante que lhe assava o fígado, diariamente? (epimitológico com fundo ideológico).
Resp.Para justificar a forma de organização social da Grecia Antiga o hmem grogo vale-se da mitologia para reforçar sua tese ideológica e usou as figuras dos deuses para converser a massa de que seus destinos eram imutáveis e que se um deus foi catigado por tentar muda-lo imaginem o que aconteceria com os mortais.
13.  Que ideologia nos sugere Hesíodo em sua obra Trabalhos e Dias com a fábula do abutre e o rouxinol?
Resp. A ideologia do determinismo Cosmológico.
14.  Por que se diz que a pregação do suicídio, aos escravos, pelo filósofo Sêneca, em Roma, teve conotações político-ideológicas? Explique.
Resp. Porque foi uma defesa da ideologia do determinismo Cosmológico. Embora disfarçada de uma defesa da liberdade de ação para mudança do destino predeterminado pelo determinismo Cosmológico, a única saída seria a morte que realmente é o único destino certo, o que na verdade viria a fortalecer a ideologia dominante na época.

2 comentários:

  1. oi gostaria que vc me passasse o questionario da unidade 3 sobre socrates o martir do direitismo ou a defesa sentimental da polis paginas (pag:37 a 47) do livro polis grega e praxis politica do professor oscar dalva e se puder poe tambem a unidade 4 sobre pitagoras (pag: 49 a 59) ideólogo e militante da aristocracia ou a praxis antidemocràtica e tambem sobre a escola de eleia (pag: 61 a 66) como pólo de afirmados dos ideais aristocráticos pois faço filosofia do direito com o pofessor oscar dalva auto deste livro polis grega e praxis politica e sou aluno do curso de direto da unifor então se vc puder me ajudar me mandam o questionario respondido das outras 3 unidades pois cada um valera um ponto junto com a prova meu e-mail é atilahbk@hotmail.com um abraço aguardo um retorno e uma resposta sobre os questionarios que tb tou fazendo então muito obrigado ok,certo.

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria que vc me passasse o questionario da unidade 3 sobre socrates o martir do direitismo ou a defesa sentimental da polis paginas (pag:37 a 47) do livro polis grega e praxis politica do professor oscar dalva e se puder poe tambem a unidade 4 sobre pitagoras (pag: 49 a 59) ideólogo e militante da aristocracia ou a praxis antidemocràtica e tambem sobre a escola de eleia unidade 5 (pag: 61 a 66) como pólo de afirmados dos ideais aristocráticos pois faço filosofia do direito com o pofessor oscar dalva auto deste livro polis grega e praxis politica e sou aluno do curso de direto da unifor então se vc puder me ajudar me mandam o questionario respondido das outras 3 unidades pois cada um valera um ponto junto com a prova meu e-mail é atilahbk@hotmail.com um abraço aguardo um retorno e uma resposta sobre os questionarios que tb tou fazendo então muito obrigado ok,certo. e a unidade 6 héraclito e a unidade 7 a escola atomista ok muito obrigado certo ok.ok.

    ResponderExcluir