sábado, 30 de outubro de 2010

Filosofia do Direito

QUESTIONÁRIO POLIS GREGA & PRAXIS POLÍTICA 2

Capítulo II - A crítica social dos Sofistas como Subversão Ideológica da Polis grega (Págs. 27 a 35):
15. De que modo a ideologia enunciada pelo chamado “determinismo cósmico” favorecia à manutenção do status quo nas Polis gregas?
Resp. Devido ao fato de que segundo o determinismo nada muda, a divisão socioeconômica da Polis também não deveria sofrer mudanças. 16. De que forma a história política das instituições gregas desmente a tese do “determinismo cósmico” segundo o autor?
Resp. Devido as várias formas de governo que ocorreram na Grécia Antiga o determinismo cósmico está negado na pratica.
17. O que significa o antropocentrismo sofista, como objeto e como metodologia de conhecimento da Filosofia Grega?
Resp. Como objeto significa que o homem passou a ser o centro das atenções nos estudos filosóficos, negam o determinismo e adotam o pensamento de que cada indivíduo pode fazer o seu próprio destino.


18. Qual o primeiro impacto causado pelo Movimento Sofista na sociedade ateniense? Que diferenças havia entre eles e os pensadores oficiais?
Resp. O primeiro impacto é que falam ao povo culto e ao povo não culto suas idéias de libertação mental. A verdade é relativizada em detrimento da verdade imutável dos pensadores oficiais.
19. Quais as principais características da postura filosófica do Movimento Sofista?
Resp. Antropocentrismo, relativização da verdade, negação do determinismo etc.
20. Quais os principais aspectos da doutrina política dos Sofistas?
Resp. Negação da superioridade da Polis em relação aos indivíduos,idem para suas instituições jurídicas e políticas e que o homem é o ser primário, o elemento fundamental da equação política. Ele é o criador e a cidade a coisa criada. A Polis deve servir ao homem e não o contrario.
21. Em que consistia a pregação pelos sofistas do individualismo político e do descompromisso com a Polis?
Resp. Consistia que a Polis com sua estrutura política oprimia a maioria e que o individualismo traria uma maior pressão para a reivindicação por melhores condições de vida e que a Polis devia isto a seus cidadãos.
22. Por que é correto dizer-se que os sofistas foram precursores do anarquismo político?
Resp. Porque eles desacreditavam as instituições vigentes na Grécia Antiga.
23. Qual o posicionamento crítico do Movimento Sofista em relação ao Direito Natural e ao Direito Positivo grego?
Resp. Defendiam o direito natural e condenavam o direito positivado.
24. Como o sofista Alquidam entendeu a questão da escravidão na Grécia?
Resp. Entendeu que a escravidão não era originaria da lei natural mas, sim da lei civil, do egoísmo e da maldade dos homens.
25. Como os sofistas se posicionaram com relação à verdade e à religião?
Resp. A verdade é a certeza de cada um,que é relativa dentro do processo histórico. Quanto a religião não fizeram grandes afirmações, pois não afirmaram nem negaram a existência dos deuses.
26. Como você interpreta a afirmação de Diógenes ao dizer que “a verdade é a certeza de cada um”?
Resp. Esta afirmação nos dá uma boa possibilidade de interpretação, pode se entender que a verdade é relativa, pode se entender que o antropocentrismo impera sobre o determinismo cosmológico, pode se entender que o direito positivado é a verdade da elite etc.
27. Por que o Movimento Sofista é considerado como ideologicamente subversivo ou “de esquerda”, para utilizarmos linguagem moderna?
Resp. Por defender que homem pode criar novas oportunidades, novas possibilidades e isto é contrário ao conservadorismo vigente na Grécia Antiga.
28. Por que motivos os sofistas foram perseguidos ou presos na Polis ateniense?
Resp. Porque não serviram aos propósitos dos detentores do poder na nova democracia ateniense, que queria unir todos em defesa da Polis, defendiam que o homem deve ser universalizado e não preso a Polis e que o direito natural era o direito justo e não o direito positivo, preconizando que o valor moral era superior ao valor da lei.
29. Como você explica a deturpação que a historiografia tradicional faz, com relação à doutrina sofista?
Resp. Foi inicialmente por causa da oposição de Sócrates e Platão que desqualificavam as idéias sofistas, imputando a eles a idéias de mascarar os fatos com expressões que não refletiam a verdade.
30. Quais as características do movimento sofista na época da democrática aos seus militantes?
Resp. Superioridade dos indivíduos perante a Polis. Descompromisso político com a cidade. Valor moral superior a lei. Critica ao direito positivo e a moral estabelecida, Rebate a idéia de economia escravista.

2 comentários:

  1. ola sou atila de fortaleza necessito que voces postem os questionario do livro polis grega e praxis política dos capitulo 3,4,5,6 ok o 3 é sócrates páginas 37 a 47, o 4 é pitágoras 49 a 59,o 5 é a escola de eléia 61 a 66 e o 6 é heráclito 67 a 73 bom sou atila sou de fortaleza estou me graduando em direito na unifor e sou aluno de filosofia do direito do professor oscar dalva então peço ajuda a voces postem ae se puderem os questionarios dos respectivos capitulos ok muito obrigado e abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi gostaria que vc me passasse o questionario da unidade 3 sobre socrates o martir do direitismo ou a defesa sentimental da polis paginas (pag:37 a 47) do livro polis grega e praxis politica do professor oscar dalva e se puder poe tambem a unidade 4 sobre pitagoras (pag: 49 a 59) ideólogo e militante da aristocracia ou a praxis antidemocràtica e tambem sobre a escola de eleia unidade 5 (pag: 61 a 66) como pólo de afirmados dos ideais aristocráticos pois faço filosofia do direito com o pofessor oscar dalva auto deste livro polis grega e praxis politica e sou aluno do curso de direto da unifor então se vc puder me ajudar me mandam o questionario respondido das outras 3 unidades pois cada um valera um ponto junto com a prova meu e-mail é atilahbk@hotmail.com um abraço aguardo um retorno e uma resposta sobre os questionarios que tb tou fazendo então muito obrigado ok,certo. e a unidade 6 héraclito e a unidade 7 a escola atomista ok muito obrigado certo ok.ok.

    ResponderExcluir