sábado, 17 de julho de 2010

Essa tal Democracia

O que seria essa tal democracia que tanto se fala?
Ela é boa e deve ser defendida sempre, porém devemos defender a democracia e não um voto em uma pessoa que mal conhecemos e que fica distante da base eleitoral a qual deveria representar, digo deveria, pois na prática não representa haja vista que passamos anos sem sequer vermos nosso deputado ou senador, que só é nosso na hora do voto.

Está na hora de pensarmos algo diferente e propor mudanças na forma de representação; o sistema atual está totalmente falido. Poderíamos ter uma câmara estado federativa onde os assuntos de interesse nacional passariam por ela, com varias audiências públicas e depois de um consenso ou aprovação por maioria absoluta. Nossos representantes teriam que defender e votar no congresso nacional de acordo com o que foi aprovado em seus estados.
Os deputados ficariam a maior parte do tempo em seus estados reduzindo assim o custo para a nação e o senado só teria influencia em votação que fosse de interesse direto dos governos estaduais pois para os assuntos de interesse do povo basta a câmara dos deputados que teria essa nova formatação.
Outra forma de democracia viável é usar os meios de comunicação, que evoluíram muito nos últimos anos, e que é subutilizada para as coisas de interesse social e muito usada para coisas banais. Através de redes sócias, sites de relacionamento, troca de e-mails e outras formas a serem definidas por cada grupo de usuários, podemos fazer a informação circular com a devida velocidade . Informação é sinônimo de poder e se todos têm acesso a informação em pequeno espaço de tempo, o poder está distribuído por todos e a verdadeira democracia estará instalada na sociedade. Aqueles que sempre tiveram o domínio da informação agora terão que dividir o poder com todos.
Nunca deveremos abrir mão da democracia mas devemos lutar por ela.

Paulo César Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário